O ESPIRITISMO E A METEMPSICOSE
"- Duas coisas podem ter a mesma origem e não se assemelharem em nada mais tarde."
Outro dia, me atentei a ouvir a explanação de um sacerdote católico com relação a imortalidade da alma. Para fazer-se entender, o representante da igreja romana citou diversas religiões, elencando o que cada uma delas defendia. Ao mencionar o Espiritismo, explicou que a doutrina codificada por Allan Kardec se fundamenta na reencarnação. Até aí tudo bem, entretanto, ele foi mais além e afirmou que a reencarnação deriva da primitiva teoria de metempsicose. O que não é verdade.
A teoria da metempsicose (do grego: meta:
Alem de : em + psiquê: alma), surgiu nas civilizações antigas
(Egito, Grécia e Roma) e fora bastante difundida por alguns dos grandes filósofos
da humanidade, como Pitágoras e Platão. De uma maneira geral esta expressão
representa a transmigração da alma. O espírito troca de corpo a cada vez que
este perece, podendo inclusive ocupar um corpo físico de um animal ou um
vegetal. Esta teoria, ainda hoje é sustentada por algumas religiões (Budismo e
Hinduísmo).
Já a reencarnação (do latim in carnare: fazer-se carne), apesar de
partir do mesmo princípio, possui outro significado. Reencarnar é dizer que a
alma pode retornar em outro corpo carnal, sem qualquer semelhança com o antigo.
A grande diferença entre esses conceitos é que a metempsicose defende a possibilidade
do retorno da alma em outras condições que não seja a humana e para a reencarnação
isto não é plausível.
Allan Kardec trata do assunto em
o "Livro dos Espíritos":
611. A comunhão de
origem dos seres vivos no princípio inteligente não é a consagração da doutrina
da metempsicose?
- Duas coisas podem
ter a mesma origem e não se assemelharem em nada mais tarde. Quem reconheceria
a árvore, suas folhas, suas flores e seus frutos no germe informe que se contém
na semente de onde saíram? No momento em que o princípio inteligente atinge o
grau necessário para ser Espírito e entrar no período de humanidade, não tem
mais relação com o seu estado primitivo e não é mais a alma dos animais, como a
árvore não é a semente. No homem, somente existe do animal o corpo, as paixões
que nascem da influencia do corpo e os instintos de conservação inerente à
matéria Não se pode dizer, portanto, que tal homem, é a encarnação do Espírito
de tal animal, e. por conseguinte a
metempsicose, tal como a entendem, não é exata.
612. O Espírito que
animou o corpo de um homem poderia encarnar-se num animal?
- Isso seria
retrogradar, e o Espírito não retrograda. O rio não remonta à nascente. (Ver
item 118.)
613. Por mais errônea
que seja a ideia ligada à metempsicose, não seria ela o resultado do sentimento
intuitivo das diferentes existências do homem?
—Reconhecemos esse
sentimento intuitivo nessa crença como em muitas outras; mas, como a maior
parte dessas ideias intuitivas, o homem a desnaturou.
Ainda segundo o espiritismo, Deus
é a inteligência suprema, causa primária de todas as coisas, a partir Dele primeiramente
e de outros dois princípios (Espírito e Matéria), forma-se tudo que constitui o
universo. É o que conhecemos como trindade universal (Deus, Espírito e
Matéria).
Entre a matéria e o espírito
encontra-se o fluído cósmico universal, que anima os reinos existentes
(mineral, vegetal e animal), a medida em que esse fluído se desenvolve, o
princípio inteligente (espírito) se estabelece. Assim compreendemos que para
chegar na condição de espírito, o fluído universal se depura nos outros reinos.
Sendo o espírito o princípio inteligente, este só pode estagiar no reino
hominal, que neste mundo é o mais desenvolvido (racional).
"O FLUIDO CÓSMICO UNIVERSAL é a matéria elementar primitiva, cujas
modificações e transformações constituem a inumerável variedade dos corpos da
Natureza."
(A GÊNESE, cap. XIV. Itens de 2 à 6 - Obra codificada por Allan Kardec)
Toda
criação de Deus está submetida à marcha do progresso, podendo permanecer
estacionada por um período transitório, entretanto, jamais retrocede. Por esse
motivo, a teoria de metempsicose não se encaixa nos princípios do espiritismo.
Retornar a um corpo animal ou vegetal seria retroagir a condições primárias de
evolução.
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